sexta-feira, 11 de setembro de 2015

montessori vs waldorf

não sou especialista na matéria, as coisas que sei são as que tenho lido nos últimos anos, mas este é, provavelmente, o tema que mais vezes me pediram para desenvolver por aqui. por isso vamos então ver o que é isso da pedagogia montessori, waldorf e o que eu penso sobre elas.

primeiro as diferenças entre elas:
  • filosofia
    waldorf: defende que o mais importante para a criança é a sua capacidade de imaginar e que é nosso dever enquanto pais e educadores promover e incentivar essa fase até que eles se sintam preparados para a próxima. brincar é visto como o trabalho da criança.
    montessori: também acredita que a imaginação faz parte do crescimento das crianças mas defende que é nosso dever enquanto pais e educadores trazer a criança para o mundo real através de actividades específicas. a pedagogia defende que as crianças preferem realizar tarefas a sério [cozinhar, limpar, tratar da sua higiene..] do que brincar ao faz-de-conta.
  • dinâmica
    waldorf: o trabalho é feito em equipa. durante o tempo de brincadeira livre as crianças podem organizar-se como quiserem, mas no geral, todas as crianças se juntam para desenvolver uma actividade. as crianças, numa sala de aula, têm a mesma idade.
    montessori: as crianças trabalham sozinhas ou aos pares. existem actividades que são feitas em grupo [como a leitura] mas a maior parte do "trabalho" é desenvolvido de forma independente. as crianças são organizadas em salas com idades mistas, podendo haver até 3 anos de diferença entre elas.
  • ambiente
    waldorf: numa sala que segue a pedagogia waldorf as crianças passam algum tempo sentadas a aprender em conjunto mas também circulam e aprendem através de trabalho prático [como medir enquanto cozinham].
    montessori: numa sala montessori as crianças circulam com mais liberdade porque cada uma decide o que quer desenvolver. têm liberdade para escolher, mudar de estação [vida prática, matemática, gramática, sensorial]. as escolas têm tempos definidos [como tempo no exterior e interior da sala] mas o que cada criança faz durante esse tempo é escolhido por si.
  •  o professor
    waldorf: o professor é que define o que se passa, ele é responsável pelo ritmo da sala e deve ser visto como uma inspiração pelas crianças. o professor é o mesmo durante 8 anos.
    montessori: a criança define o seu ritmo, escolhendo as actividades e o tempo que lhes quer dedicar. tem autonomia e corrige os seus erros sozinho. o professor é mais um guia que proporciona à criança materiais que são do seu interesse. permanece o mesmo durante 3 anos.
  • currículo
    waldorf: as crianças aprendem a ler, escrever e calcular entre os 6 e os 7 anos.
    montessori: as crianças aprendem a ler, escrever e calcular entre os 3 e os 4 anos.


espaço montessori

espaço waldorf

e as semelhanças: 
  • ambas promovem o respeito pelas crianças
  • ambas reconhecem a importância da criança ter liberdade de escolha e movimento
  • a arte é importante para ambas as pedagogias
  • não atribuem classificações às crianças
  • dão importância a tarefas da vida doméstica

esta é a base da pedagogia montessori e waldorf. e é muito mais do que colocar um colchão no chão ou ter só brinquedos de madeira. na minha opinião ambas as pedagogias têm pontos positivos ainda que uma delas esteja mais de acordo com aquilo que tento transmitir aos meus filhos: as crianças devem sonhar e viver num mundo à parte. é difícil, para mim, seguir qualquer uma destas pedagogias em casa, por isso, o melhor conselho que vos posso dar é escolherem o que mais se adequa ao vosso ritmo familiar. para mim o que funciona é uma mistura das duas. na próxima segunda-feira vou mostrar o que tenho em casa que segue ideias da pedagogia waldorf e o que tenho que segue a pedagogia montessori, sendo que não somos "escravos" de nenhuma delas. às vezes adoptamos só a pedagogia da casa e eu ajoelho-me e calço-lhes os sapatos.
vou também partilhar outras dicas para quem quer começar a mudar o espaço dos mais pequenos, dicas sobre materiais e alguns dos meus blogues preferidos sobre famílias que seguem a metodologia waldorf e montessori.

17 comentários:

  1. Muito bom! Adorei aprender um pouco! Sabe bem, Obrigada

    ResponderEliminar
  2. "o melhor conselho que vos posso dar é escolherem o que mais se adequa ao vosso ritmo familiar. para mim o que funciona é uma mistura das duas (…) às vezes adoptamos só a pedagogia da casa e eu ajoelho-me e calço-lhes os sapatos."

    Simples, fazendo o que achamos melhor para os nossos pequenos e para nós naquele momento específico. A forma como resumiste… é genial.

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante,...estava a ler isto e a pensar qual o método utilizado na escola dos meus filhos e também acho que é uma mistura das duas...

    ResponderEliminar
  4. Querida Vera, eu acredito muito no Momtessori como pilar da criança e futuro adulto, também não somos "escravos", mas preferimos misturar com Reggio Emilia. ♡

    ResponderEliminar
  5. Gostei! Ambas as teorias são diferentes, mas ambas muito interessantes!

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  7. a melhor palavra que me surge é Esclarecedor! este teu texto explica muito bem as diferenças e as semelhanças entre ambas as pedagogias. quando comecei a preparar-me para escrever a minha dissertação de mestrado, estudei ambas as pedagogias e cheguei a conclusões muito semelhantes ás tuas. selecionei materiais e linhas orientadoras de ambas para melhor desenvolver o meu trabalho de pesquisa relacionado com as crianças e os livros sem texto... apaixonei-me por pedagogia! quando o meu mini ser nasceu - ha 2 anos e meio - continuei a ler muitas coisas e a começar a aplica-las no nosso dia-a-dia. cá em casa fazemos como vocês... tento aplicar aquilo que me parece o melhor de ambas e respeitar o ritmo do meu rapazola!
    obrigada por esta maravilhosa síntese que fazes e aguardo pelos próximos posts!
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  8. Ainda me lembro do seu blogue anterior e da graça que tinha enquanto servia às mesas. Passei a ler este novo blogue com carinho, era um blogue genuíno. Via as dificuldades com que se deparava e como não tinha pudor em falar delas. Hoje deparo-me com um posts destes e não deixo de pensar que embora sendo um post a pedido, não deixa de ser ridículo. Até pode aplicar alguma teoria com os seus filhos, mas não escreva como se soubesse do que se trata cada uma das pedagogias.
    Fique bem. Volte a ser genuína.

    ResponderEliminar
  9. Ainda me lembro do seu blogue anterior e da graça que tinha enquanto servia às mesas. Passei a ler este novo blogue com carinho, era um blogue genuíno. Via as dificuldades com que se deparava e como não tinha pudor em falar delas. Hoje deparo-me com um posts destes e não deixo de pensar que embora sendo um post a pedido, não deixa de ser ridículo. Até pode aplicar alguma teoria com os seus filhos, mas não escreva como se soubesse do que se trata cada uma das pedagogias.
    Fique bem. Volte a ser genuína.

    ResponderEliminar
  10. Acho que é a primeira vez que comenta mas há muito que sigo este blog, e adoro. Agora como mãe ainda mais, infelizmente ela está na creche e o nosso tempo é sempre muito limitado. Contudo ao fim de semana tento sempre fazer alguma actividade. O modelo montessori há muito que me interessa tenho é sentido dificuldade em aplicá-lo com uma criança de 14 meses, mas vou adaptando. Fico a aguardar as sugestões sobre este tema e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada pelo post abrangente! É uma temática que me interessa bastante e, apesar de saber que havia várias diferenças entre os dois métodos, não sabia dizer especificamente quais. Estou muito interessada sobre as dicas que tem para partilhar. Comecei há pouco tempo a mudar o espaço das minhas filhas, aos poucos, muito aos poucos, por forma a lhes conferir mais autonomia, diminuir o número de brinquedos e fazer a rotação dos mesmos, privilegiando os brinquedos de materiais naturais, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer. Obrigada pelo seu tempo, será bem aproveitado! ;)

    ResponderEliminar
  12. Conheço melhor a metodologia Montessori. Fiquei curiosa com os blogues :)

    ResponderEliminar
  13. Olá Vera...deves estar mesmo muito ocupada com o novo projeto (força e boa energia!) e o facebook é bem mais rápido para postar, mas não deixes o blog!!!obrigada por todas as partilhas e beijinhos para os teus meninos que são uns doces!

    ResponderEliminar
  14. Espero que esteja tudo bem! Tenho muitas saudades dos teus posts!! um beijinho

    ResponderEliminar
  15. Boa tarde,
    Habitualmente (diariamente) passo por aqui e tenho estranhado a ausência.
    Os filhotes estão bem? e os papás?
    Espero que não tenha acontecido nada de mal e que só seja cansaço da Blogsfera.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde,
    Habitualmente (diariamente) passo por aqui e tenho estranhado a ausência.
    Os filhotes estão bem? e os papás?
    Espero que não tenha acontecido nada de mal e que só seja cansaço da Blogsfera.
    Bjs

    ResponderEliminar