segunda-feira, 6 de julho de 2015

dicas de fotografia de uma amadora [fotografar pequeninos.]

não sou fotógrafa, mas já que recebi alguns pedidos de dicas para fotografar os mais pequeninos vou partilhar com vocês os meus pequenos truques. sempre gostei de fotografia, quando era pré-adolescente comprava revistas de fotografia e chamava as minhas amigas para fazerem de modelos. e tantos anos depois continua  a ser uma das coisas mais importantes para mim. hoje em dia fotografar a maria e o miguel é uma paixão. deixo-vos então algumas dicas de amadora para fotografarem os vossos pequeninos.

1. andem sempre com a máquina.
hoje em dia já há muito telemóveis que tiram boas fotografias, se tiverem um desses esta parte é mais fácil. eu ainda uso um que não tem esta função por isso ando sempre com a minha máquina na mochila. ela é grande e pesada e dá-me cabo das costas, mas não saio sem ela. já me esqueci muitas vezes do telemóvel, das chaves e da carteira: nunca me esqueci da minha máquina. nunca sabemos se vai acontecer alguma coisa espectacular, nem que seja só no caminho até à padaria. e tirar fotografias em sítios comuns, onde vamos no dia-a-dia resulta muito bem. fotografias no supermercado, na praça ou  no metro são das minhas preferidas.

2. usem filtros.
as minhas fotografias não ficam sempre com as cores perfeitas. e embora eu prefira só ter de mexer um bocadinho na exposição ou no contraste e deixar a fotografia o mais natural possível, às vezes um filtro resolve logo o assunto. existem vários sites que podem utilizar. o meu preferido é o befunky, infelizmente há uns meses os meus filtros favoritos deixaram de ser gratuitos, por isso agora uso mais o photocat. também têm o pixlr e o picmonkey. deixo-vos alguns exemplos de fotografias com e sem filtro.
  a primeira sem filtro, a segunda com filtro.
 a primeira sem filtro, a segunda com filtro.
 a primeira sem filtro, a segunda com filtro.
 a primeira sem filtro, a segunda com filtro.
3. escolham preto e branco.
pessoalmente quando se trata de crianças prefiro a fotografia a cores , mas às vezes o preto e branco resulta muito bem. também opto pelo preto e branco quando a fotografia não ficou com as melhores cores.

4. sejam discretos.
observem-nos em silêncio. as fotografias ficam mais naturais e captam a essência do momento. com os meus nunca digo "faz assim" ou "olha para mim".

5. fotografar de costas.
gosto muito de os fotografar de costas. nestas fotografias podemos ver a perspectiva deles, aquilo que eles estavam a observar.

6. mostrem como eles são pequeninos.
não há nada mais encantador que vê-los muito pequeninos e guardá-los assim. os pés pequeninos a espreitar, uma taça que lhes cobre a cara, eles em cima de um balcão, eles numa mesa de crescidos. sempre que tiverem a oportunidade realcem isso mesmo: como eles eram pequeninos. afastem-se e mostrem o que os rodeia.

um exemplo: gosto desta fotografia do miguel a brincar com água
 mas gosto mais desta, que mostra como ele fica pequenino ao pé do bebedouro.

7. aproveitem a luz que têm.
e brinquem com ela. uma boa luz é meio caminho andado para conseguirem boas fotografias. 

nunca uso flash: aqui têm uma fotografia com flash. fica estranha não é?
 e aqui sem flash.

8. conversem com eles.
se quiserem tirar uma fotografia com eles a olhar para vocês conversem com eles. normalmente digo alguma coisa que lhes prenda a atenção como: sabem o que é os dinossauros gostavam muito de fazer? e eles ficam a olhar para mim enquanto eu conto. ou digo alguma coisa para eles se rirem.
9. perspectiva.
a maior parte das fotografias tiro de joelhos para estar à altura deles. fotografias deles tiradas à nossa altura, na minha opinião, não ficam tão bem. depois noutras situações ponho-me em cima da cama ou de uma cadeira ou deito-me no chão.
 em cima da cama.
 de joelhos.
 em cima do sofá.
 de joelhos.
deitada.
esta resultou mesmo eu ficando à minha altura.

esta não: ficava melhor se eu me tivesse ajoelhado.

10. tirem fotografias diferentes.
às vezes as menos óbvias são as mais engraçadas.

e mais algumas coisas:
- quando vou a algum lugar tiro logo algumas fotografias de teste, aí acerto tudo o que preciso e fico pronta para apanhar o momento certo, sem ter luz a mais ou a menos.
- às vezes tiro 50 fotografias e só meia dúzia é que fica bem.
- e inspirem-se nos outros: não tenho instagram mas sigo algumas mães que me inspiram muito.

como podem ver eu não percebo nada de termos técnicos, mas espero que alguma destas dicas vos seja útil. obrigada.

22 comentários:

  1. AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIII! OBRIGADA!

    ResponderEliminar
  2. Adoro as fotografias! Até eu que não tenho "pequenos" vou adoptar algumas técnicas, obrigada! Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Tudo dicas muito boas, não fazem falta nenhuma os termos técnicos. 😉

    ResponderEliminar
  4. São dicas mesmo muito boas!

    Valem mais estas do que as muitos técnicas :)

    Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  5. Tira fotos lindas!! Obrigada pelas dicas ;-)

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas! Não tenho pequeninos para fotografar, mas algumas delas aplicam-se a outros contextos.
    Tal como tu, também gosto de fotografar, não tenho é uma máquina boa... Apenas a do meu telemóvel.

    ResponderEliminar
  7. Adoro tb fotografar os meus meninos tb não saio sem a maquina ;)
    Obrigada pelas dicas!!

    ResponderEliminar
  8. Tenho alguma dificuldade em deixar as fotos bonitas e apanhar a luz certa. Adorei estas dicas! ;) Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  9. Adorei as dicas e as fotografias. Tão fofas! Parabéns *

    ResponderEliminar
  10. Grande partilha!
    parabéns pelo blog e pela dedicação aos seus filhos.
    obrigada e um grande beijinho

    ResponderEliminar
  11. Obrigada <3
    Gosto tanto das suas fotos!
    Beijinhos
    Susana

    ResponderEliminar
  12. Obrigada pelas dicas! bj

    ResponderEliminar
  13. Vou seguir à risca estas dicas!
    Adoro as suas fotografias e tudo o que escreve.
    Obrigada.

    maisvidablogue.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pelas dicas. Fotos lindas como sempre.

    ResponderEliminar
  15. Boas dicas, parabéns. Eu sou fotografa e delicio-me a vir aqui <3

    ResponderEliminar
  16. Adorei as dicas, obrigada ! Só tenho uma questão.

    Como é que publicas as fotos dos teus filhotes no blog sem nós as conseguirmos "copiar" ou seleccionar sequer ? Eu no meu blog ainda não descobri, o que não me deixa muito descansada pois qualquer pessoa lá pode ir e copiar ou guardar as fotos dos meus filhos.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente todas as fotos que colocamos na net, deixam de nos pertencer. Mesmo que se coloque um bloqueio de guardar imagem, quem quiser pode facilmente copiar. Não há nenhuma maneira de evitar isso. Nenhuma.

      Eliminar
  17. Amo o teu blog! Adoro espreitar todos os pedaços dos vossos dias, tens uns filhos que são um amor (dito por alguém que não é muito fã de crianças, é verdade).
    Adoro as cores, as formas, tudo.
    Este blog anima-me, faz-me sorrir! Obrigada por partilhares os bocadinhos lindos das vossas vidas. São uma linda família de 4. Sejam felizes!
    Já tive para comentar montes de vezes, mas como não tenho blog, fui adiando. Venho cá há imenso tempo (também seguia o teu blog anterior) ;)
    Beijinho

    Vanessa

    ResponderEliminar
  18. Uma inspiração! As fotos, a família, o que escreve, como vivem, o que comem, o que fazem. Uma verdadeira inspiração para mim e o meu blog preferido de sempre ;)
    Cláudia

    ResponderEliminar
  19. Descobri hoje este blog e estou a adorar :) Aqui fica o link para o meu http://primeirolimao.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Adorei as dicas. Obrigada.
    Adoro o seu blog. Beijinhos