terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

um jogo.

é um jogo de memória simples de fazer.

precisam de:
panfletos de supermercado [4 ou 5 iguais para usar frente e verso]
tesoura
cola
cartolina
papel autocolante
caneta

levei cerca de hora e meia a fazer o jogo. também o podem fazer sem terem tanto trabalho [sem o colar em cartolina e cobrir de papel autocolante] mas eu queria um jogo para guardar. primeiro cortam os produtos dos panfletos. eu guardei os panfletos de duas semanas para ter mais variedade e tentei escolher os que eles conheciam e os que não tinham preços em cima. depois colei-os em cartolina, cobri com papel autocolante e cortei em pequenas fichas. depois fiz as listas de compras e plastifiquei-as. entre 4 a 6 já é bom. ainda pensei se escrevia ou não o nome dos produtos já que eles não sabem ler, mas acabei por fazê-lo, acho que os ajuda a familiarizarem-se com as letras. o jogo é simples: eles olham para a lista e têm 30 segundos para a decorar [conto devagarinho: 1 crocodilo, 2 crocodilos e em silêncio]. depois vão às compras. guardam as coisas numa cestinha ou num saquinho de papel. no fim vemos quem acertou mais. o miguel às vezes faz batota e vai às compras com a lista. é um jogo divertido e podem fazer para eles ou com eles para oferecer a um amigo que faça anos, por exemplo. não há prendas melhores que estas, que nos enchem os dedos de cola.

8 comentários:

  1. que ideia maravilhosa :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei a ideia e vou aplicar cá em casa :)

    ResponderEliminar
  3. Olá! :)

    Antes de mais, parabéns pelo blogue. Já o sigo há algum tempo e as publicações têm maravilhado os meus dias.

    Os vossos filhos são uns doces. E, tenho aprendido imenso com as actividades que publica. Sou Educadora de Infância e Professora do 1º Ciclo, actualmente desempregada - infelizmente, e é tão bom ver que os Pais se preocupam com o desenvolvimento dos filhos. São actividades que se praticam, ou se deveria praticar, no Jardim de Infância. Simples, económicas, sustentáveis e eficazes.

    Mais uma vez, parabéns.

    Um beijinho enorme, dos Açores, para os quatro,

    Josefa Bettencourt

    ResponderEliminar
  4. É uma ideia 5 estrelas, vou aproveitá-la para as aulas - e também para a criança. Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Ideia fantástica! Vou fazer para o meu pirata levar para a escola! Trata-se de fazer um brinquedo com materiais reciclados. E acho que esta ideia é fantástica! Agora só falta a actividade com "sementes"! Essa vou ter que "vasculhar" na internet !
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Serei mais uma a dizer: que ideia fantástica! Obrigada pela partilha. Acho que ficar com cola nos dedos significa, um bocadinho, amor. Susana

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante e educativo.

    ResponderEliminar