sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

os livros preferidos.

em janeiro contei esta história da maria no facebook:
a minha mãe comprou-lhe uma raspadinha e ela ganhou 2 euros. com a raspadinha na mão disse-lhe: guarda-a bem e podes trocá-la por moedas. hoje ela perguntou-me o que podia fazer com as moedas. o que tu quiseres, respondi-lhe, são tuas. e até podes juntar essas moedas às outras moedas que tens e comprar o que tu quiseres. ou podes guardar. ela sorriu e disse: quero comprar uma coisa. por isso juntou todas as moedas que já tinha numa caixinha, foi ter comigo e disse: quero comprar o cuquedo. às vezes quando vamos à livraria eu leio-lhes o cuquedo. às vezes conto-o de cabeça, por palavras minhas e ela diz "não é assim". ela quer um para ela, com as palavras certas. disse-lhe que para comprar o cuquedo ela ainda tem de juntar mais moedas. e depois de o comprar ela pode juntar outras moedas e comprar outra estória. e ela pediu-me: podes escrever aqui cuquedo? e eu escrevi. escrevi num papel para depois substituir. e também escrevi caixa dos livros: a caixa onde vamos guardar moedas para comprar livros. a verdadeira caixa dos tesouros.

esta semana comprámos o cuquedo que eles abrem e repetem com as palavras certas como se o conseguissem ler. o cuquedo é, sem dúvida, um dos favoritos do momento. hoje partilho os livros que eles mais gostam. [o migas tem 2 anos, a maria 3 e meio]

o cuquedo é uma história tão simples e tão boa, com ilustrações divertidas [eles adoram o afia do rinoceronte]. um dos preferidos dos dois.
 a maria gosta muito desta história sobre um menino que todos os dias visita o escuro, para o escuro não o ir visitar a ele. o livro mudou a forma dela pensar e reagir ao escuro: o escuro é "amigo".
 já devem conhecer este livro sobre uma lagartinha comilona que até devora pickles. o migas adora este livro e a maria aprendeu com ele os dias da semana.
 eles gostam muito de ouvir os livros da anita. às vezes, principalmente nos mais recentes, tenho de alterar as palavras ou reduzir o texto. este é de todos os que têm o preferido. acho que se reconhecem na história: os irmãos zangam-se e depois fazem as pazes.
 este livro sobre o mocho que não consegue dormir é muito divertido. confesso que para mim é o mais difícil de ler, tira-me o ar :) eles riem-se muito.
 este é, sem dúvida, o favorito. leio-o vezes sem conta. é a história da toupeira que tem um cocó na cabeça e anda a tentar descobrir quem foi. muito, muito bom.
 este livro não tem uma única palavra. comprei-o numa feira. é um livro grande e os desenhos têm tantos pormenores que eles perdem-se a olhar para ele. descobrem sempre coisas novas.
 eles receberam este livro no natal. sempre que é o migas a escolher um livro vai buscar este. gostam muito dele. eu também gosto.
 o migas continua a adorar estes livros que fazem os sons dos animais, principalmente este da quinta.
estes livros, com histórias tradicionais e preços acessíveis são os melhores. ainda só temos a carochinha mas quero muito ler-lhes o pedro e o lobo e o joão sem medo. às vezes conto-lhes estas histórias tradicionais de cabeça antes de dormirmos, mas acho que me falha sempre uma coisa ou outra.
quando fomos à livraria, antes de comprarmos o cuquedo, lemos outros. eles gostaram de vários mas depois conseguiram escolher um. já está na caixinha e é o próximo que queremos trazer para casa.

e por aí, quais são os preferidos?

25 comentários:

  1. O Cuquedo e a Lagartinha também são favoritos. Outros são Todos no Sofá, da Luisa Ducla Soares. O Ganso do Charco da Caroline Jayne Church. Não tenho sono e Amigos especiais, Jane Chapman. Perfeito para dois, Tracey Corderoy. O Coelhinho Branco, António Torrado. E algumas histórias tradicionais também.

    ResponderEliminar
  2. Maravilhoso! Os meus meninos (temho 3) também gostam todos muito de ler. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uiii, por cá são tantos, também! Mas todos diferentes desses!
    Tem uma coleção semelhante a essa do pingo doce, mas do continente e adora. Adora o livro "A minha Mãe" e "O meu Pai", ambos do Anthony Browne. Um passeio pela cidade da Chicco (deve ter sido dos primeiros que teve, com história). Os livros da Doutora Brinquedos, do Noddy,...
    Fiquei muito curiosa com esse do escuro! ;)
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
  4. Também temos algumas publicações sobre os nossos livros favoritos, eu adoro literatura infantil e como trabalhei 12 anos num centro Cultural na ligação entre a Arte|Educação fui acumulando uma vasta coleção, neste momento as minhas 3 meninas já são crescidas e é o bebé Raul que começa agora a usufruir destes livros, se quiseres podemos combinar e regularmente emprestamos-vos alguns, se quiseres manda-me um mail para vivertodososdias@gmail.com e podes espreitar algumas das nossas escolhas, vê aqui: http://vivertodososdiasaqui.blogspot.pt/2015/02/leituras-5.html e segue a etiqueta livros e outras coisas que gostamos.
    Abraço e bom fim de semana.
    Alexandra

    ResponderEliminar
  5. por ordem de interesse, ultimamente é :
    Mate o Bombeiro de Serviço - Disney
    Coisas que Andam - Vamos Conduzir!
    Little People - Vamos passear
    Quem dá um Abraço ao Martim? (David Melling)
    O Pai Galinha e o seu Pintainho (Bernardino Pacheco, Raquel Pinheiro)
    Onde Está o Bolinha? (Eric Hill)

    ResponderEliminar
  6. o que me tem suscitado muita curiosidade em adquirir, é este: "O meu nome é..." da Rita Correia
    http://www.omeunomee-livro.blogspot.pt/p/livro.html

    ResponderEliminar
  7. Por cá também temos o cuquedo. Adoramos a lagartinha comilona! O balão vermelho e o da toupeira vieram cá a casa por uns tempos! Somos visitantes assíduas da biblioteca! As nossas recomendações em "leio para vocês". Este é só um exemplo que recomendamos:
    http://thepositivemood.blogspot.pt/2014/12/leio-para-voces-orelhas-de-borboleta.html?m=1

    ResponderEliminar
  8. "O meu balão vermelho" tem uma história muito gira sobre a amizade. Sobre esse tema há "A girafa que comia estrelas" , um dos meus preferidos. O "Coração de mãe" e "Quando eu nasci" ambos da Planeta Tangerina são muito bons. Da editora Kalandraka destaco " O sonho de Mateus".

    Beijinhos.
    Joana P.

    ResponderEliminar
  9. As histórias tradicionais (também essas versões do PD), Lenga-lengas, a colecção da Poppy… ri-me tanto quando disseste que o da toupeira é o preferido… cocó, chulé, fedorento… qualquer livro que com estes temas são sucesso garantido :) Bom fim de semana e obrigada pelas sugestões.

    ResponderEliminar
  10. Olá, sou seguidora é fã do blog, aliàs da vossa família 😀! Como adoro livros e os meus filhos Tb, queria sugerir-lhe os da editora Planeta Tangerina! A última perdição cá de casa é: DAQUI NINGUÉM PASSA! Felicidades e muitas moedinhas para os livros!

    ResponderEliminar
  11. Adoro o cuquedo, o da lagartinha e o da Toupeira. Já o li vezes sem conta aos netos que os adoram ainda mais.

    ResponderEliminar
  12. Cá em casa o Cuquedo e a Toupeira também estão no top dos preferidos. A Toupeira comprámos depois de ter lido aqui no blog sobre ele, e fez tanto sucesso que eu e o pai criámos duas páginas extra, em que a toupeira vai perguntar ao nosso David se foi ele que lhe fez aquilo na cabeça... Ele adora e pede sempre para repetir essas páginas :) Além desses, os mais requisitados são A Casa da Mosca Fosca, a Barriga da Baleia e a última aquisição, o Grufalão. Este já está a ser pedido há quatro noites seguidas ;) obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  13. Adoro este blog! costumo ser assídua no Facebook, mas o blog consegue ser (ainda) mais delicioso!! a minha piolha tem 5 anos, e a mais recente aquisição foram "os contos do arco-íris". um livro com sete contos (cada um de uma cor), que a educadora lhe apresentou na creche e ela ficou imensamente fã! andei como louca a procura dele, porque segundo me disseram numa livraria, a editora fechou.. lá encontrei um sr alfarrabista super simpático que me arranjou o livro! e a minha filhota ficou super feliz!! :D

    ResponderEliminar
  14. Também somos fãs do Cuquedo. A minha filha (2 anos) desde pequenina que gosta de livros (desde os mais pequenos até aos maiores) e está sempre a ir buscar alguns para lermos para ela. Veremos se o gosto se mantém com o crescimento.
    Dos livros que temos, de repente destaco o "A que sabe a lua" e "Adivinha o quanto gosto de ti", mas há tantos livros maravilhosos.

    ResponderEliminar
  15. Um dos programas que tb se pode fazer é levá-los a bibliotecas e ir requisitando livros.

    ResponderEliminar
  16. alguns dos que já foram preferidos por aqui:

    http://agatachristie.blogs.sapo.pt/183835.html

    ResponderEliminar
  17. Eu sugiro o Vamos à caça do urso, do Michael Rosen (mete barulhos e é uma lenga-lenga muito repetitiva de que os miúdos costumam gostar), e o Vamos brincar com o Bolinha, que tem uns círculos que permitem alterar o que o Bolinha está a fazer, a comer, a ver... O meu pirralho já sabe alguns dos círculos de cor e consegue adivinhar o que vem a seguir.

    ResponderEliminar
  18. Sou nova seguidora do blog mas não podia deixar de comentar este post.
    O livro "O Pedro e o Lobo" do Pingo Doce foi ilustrado por mim :) Sou designer e ilustradora!
    Aqui fica o meu site, já agora! www.anafonseca.pt
    (e o livro referido aqui está: http://www.anafonseca.pt/114916/557484/illustration/peter-and-the-wolf-zero-a-oito)
    e a minha página no facebook: facebook.com/anafonseca.art
    beijinhos <3

    ResponderEliminar
  19. Excelentes escolhas! Parabéns pelo seu blog!

    ResponderEliminar
  20. Excelentes escolhas! Parabéns pelo seu blog!

    ResponderEliminar
  21. Podia dizer-me onde comprou o livro do escuro? Um dos meus filhos têm muito medo e terrores e acho que seria bom para lhe ir lendo

    ResponderEliminar
  22. Podia dizer-me onde comprou o do escuro?

    ResponderEliminar
  23. Aterrei aqui agora por acaso...e que acaso feliz. O seu blog é inspirador e delicioso. Como mãe de duas piscas pequenas é maravilhoso perceber que há outras mães para quem brincar e estar e ser com as suas crianças é uma prioridade absoluta. E ver as fotos foi uma enorme chamada de atenção para mim...às vezes, com tanta vontade de uma casa "bonita" para crescidos, esqueço-me que este é um espaço nosso, na nossa família e que as minhas duas filhas são titulares de pleno direito desse espaço...obrigada por isso. Quanto aos livros...ui...tanto para dizer...fico-me com 4 sugestões das mais amadas lá em casa: As preocupações do Billy de Anthony Browne; Orelhas de Borboleta de Luisa Aguilar; Obax de André Neves e a A princesa que bocejava a toda a hora de Carmen Gil e Elena Odrizola. Espero que gostem...Bjinhos

    ResponderEliminar