sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

ajudá-los a brincar.

desde que reduzi os brinquedos deles para menos de metade que tem sido mais fácil manter a organização. mais importante do que isso tenho visto uma grande diferença no comportamento deles que, por iniciativa própria, arrumam tudo quando acabam de brincar. até o miguel já o faz, a maior parte das vezes, por instinto. o sistema funciona e é fácil. comprei cestas na loja do chinês que facilitaram muito. escolhi-as por terem o tamanho certo e por terem pegas. terem os brinquedos à vista e separados ajuda-os a escolher e a arrumar. antes tinham de vasculhar e acabavam por não brincar com nada. guardo todos os brinquedos que eles não estão a usar em caixas e vou alternando alguns a cada semana. no quarto separei as caixas do sistema de arrumação do ikea por tema e eles têm conseguido deixar tudo no sítio. tudo quase perfeito: reparei que os únicos brinquedos que andavam sempre espalhados eram aqueles que eu ainda não tinha organizado. hoje organizei então a cozinha de brincar que está na sala, usando o mesmo sistema das cestas. não deixei brinquedos no fundo das prateleiras para eles não terem dificuldade em vê-los. tenho a certeza que mesmo reduzindo os brinquedos [em vez de 6 panelas e frigideiras têm uma de cada] eles vão brincar muito mais. assim que acabei de a arrumar a maria perguntou se queria brincar com ela às cozinhas. e é assim que tem funcionado, vejo que brincam mais e melhor. e quando faço isto não o faço a pensar que quero ter a casa mais arrumada, quero apenas melhorar a qualidade do espaço deles, ajudá-los a brincar. 

[as cestas]
[ a cozinha antes e todas as coisas que eu arrumei numa caixa]
[cesta dos alimentos e cesta do chá]



6 comentários:

  1. Já conhecia este método, e sou a favor dele, quando tem muitos brinquedos acabam por se esquecer de alguns, e assim são sempre novidade. :)

    ResponderEliminar
  2. Tudo tão arrumadinho! Fantástico =) e a cozinha é linda!
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Olá :) Inspirada na Vera também já reduzi e domei uma parte do quarto dos brinquedos... Mas acho que também vou reduzir mais ;) Obrigada pelas partilhas <3

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa, também estou há imenso tempo para fazer isso! Acho que vai fazer uma grande diferença e acho importante precisamente para os ajudar a brincar. Vamos ver se esta semana, consigo finalmente fazer isso!

    ResponderEliminar
  5. Adoro o seu blog e ideias. Obrigada

    ResponderEliminar