sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

actividades.

esculturas de plasticina | encontrar as conchas na areia [cinética] e fazer castelos.
desenhar em cima de uma caixa iluminada [com luzes de natal]
preparar morangos | preparar o jantar | lanche

apertar botões.
ele demorou mais de 15 minutos para abrir o cadeado. quando finalmente conseguiu olhou para mim e disse: o miguel é capaz.
a actividade que eles gostaram mais foi a mais simples de todas: papel absorvente e água. ou magia.
quando acordamos ela pergunta sempre o que vamos fazer. a partir de agora optei por lhes dar a escolher: eles podem fazer a actividade do dia [normalmente é o que preferem] ou fazer outra coisa, de todas as coisas que têm à disposição. neste dia ela escolheu não fazer a actividade e pintar com aguarelas, o miguel também. na manhã em que ela apertou os botões do casaco vezes sem conta ele escolheu fazer plasticina. nunca os obriguei a fazer as actividades antes, mas sinto que assim faz mais sentido.

3 comentários:

  1. Epa que inspiração!! Por aqui temos acordado mais tarde do que devíamos e as manhãs passam a correr!! Aproveitamos o sol e vamos passear e ver o mar! Como almoçamos quase sempre os três, as actividades são feitas mais á tarde (até porque com os dias pequeninos e frios não se pode estar na rua muito depois de o sol se por!). Fiquei curiosa com a areia... Não é areia da praia?! E a plasticina, fazes tu? Eu vou esprimentar uma receita caseira e, se resultar, posso partilhar!
    Beijinhos da costa alentejana e boas actividades, Xana

    ResponderEliminar
  2. Olá
    Antes de mais parabéns por tudo, pelos filhos/família linda que tens e pela mãe que és. Eu diria uma inspiração para todas nós, mães ou não.
    Eu sigo o teu blog com alguma assiduidade e delicio-me com o mesmo. Fui mãe de uma menina à quase 5 meses e quando ela for mais randinha venho aqui "roubar" algumas ideias. Gostava de ter a tua criatividade e paciência. Parabéns e muita saúde, paz e amor.
    Beijinhos
    http://asalsinha.blogspot.nl/

    ResponderEliminar
  3. Acho absolutamente maravilhosa a tua criatividade e empenho em encontrar novas actividades para os teus filhos. Ainda não tenho filhos mas fico sempre maravilhada com aquilo que aqui mostras... Gosto mesmo muito!

    ResponderEliminar