terça-feira, 6 de janeiro de 2015

a sala.

 

manter a casa arrumada é um desafio por aqui. arrumo vezes sem conta as mesmas coisas, aspiro a casa todos os dias, há sempre coisas fora do sítio. a parte mais difícil para mim é a roupa: sou péssima a organizá-la. mas tento, por toda a casa, dar-lhes o máximo de independência possível: eles têm acesso a todas as coisas que precisam. tudo está à altura dos seus olhos. a nossa sala é pequena mas é o espaço que eles usam mais, principalmente nesta altura, porque é o único espaço com aquecedor. não me incomoda ter uma sala que parece uma creche: se não fossem os brinquedos deles também não tinha nada para a decorar. gosto de brinquedos. no espaço onde fazemos a maior parte das actividades eles têm acesso a tudo o que precisam, só as tesouras, as tintas e pincéis estão apenas à altura da maria. manter os brinquedos, em caixas ou cestas, à vista ajuda-os a escolher e depois a arrumar. às vezes quando estava a fazer o jantar a maria ia à cozinha perguntar-me: e nós o que é que fazemos? dizia-lhe: escolham um jogo. quando voltava à sala eles tinham aberto e revirado todos os jogos e puzzles. eles tinham tanta coisa à mão que acabavam por não brincar com nenhuma. escolhi diminuir-lhe as opções, apresentá-las de outra maneira, tirar o excesso de livros à disposição, ajudá-los a seleccionar. sinto que desta forma eles ficam mais calmos e concentrados. a cozinha também está na sala porque é o brinquedo preferido dos dois e brincamos muito com ela à noite, antes de nos deitarmos.



10 comentários:

  1. por cá a sala e a cozinha são um só espaço e é-me mais fácil vê-lo brincar! todos os dias a minha rotina é semelhante á tua... limpa, arruma, sacode... e depois volta tudo ao mesmo! cansa, mas isso demonstra que as nossas crianças brincam e são felizes! cá por casa, na estante dos livros, também temos o livro "onde moram as coisas selvagens", mas numa versão mais antiga, em inglês. uma pergunta... o jogo que está dentro do 2º cesto nas ultimas fotografias dos cestos... qual é? parece-me bem giro!!!
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xana o jogo foi o tio que fez para eles, são desenhos dele, colados em cartão e cortados ao meio. bjs

      Eliminar
    2. Ah, ok!! Pelos furos posso deduzir q seria uma espécie de livro em que, consoante rodas a imagem de baixo ou de cima, resultam combinações diversas!! Acho q vou copiar mais esta ideia da tua casa!!!
      Mil obrigadas pelo esclarecimento!

      Eliminar
    3. era exactamente isso, mas em livro nunca lhe pegaram e assim que soltei as páginas nunca mais o largaram. é o jogo preferido do migas.! bj

      Eliminar
  2. Há que libertar as prateleiras de brinquedos, às vezes, e deixar espaço para se brincar com a imaginação. Sei que o fazem também no espaço dessa sala, decorada de brinquedos, mas tão feliz :)

    Um beijinho
    Maria das Palavras
    http://daspalavras.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Adoro a sua sala, feita à medida dos que mais ama! Eu também tenho uma cozinha na minha sala, bonecos, prateleiras com livros infantis, gavetas com folhas, cores... e posso dizer que nunca tive uma sala tão linda :)

    ResponderEliminar
  4. Aii Vera!!! É mesmo esta a sensação que eu tenho!!!! Um dia destes faço uma limpeza aos brinquedos. Quando faço uma arrumação geral no espaço de brincar, eles adoram estar a "descobrir" os brinquedos "novos" ! :D Obrigada pela inspiração!

    ResponderEliminar
  5. Mas que cantinho ternurento... pode ficar desarrumado, mas fica cheio de amor.

    ResponderEliminar
  6. Não deve ser fácil manter a irdem com eles tão pequenos e mexidos. Mas vou-te contar um segredo : daqui a alguns anos eles irão recordar a paciência, os jogos, as brincadeiras, a vossa disponibilidade e se a casa está arrumada ou não, é coisa a que não darão importancia, não vão reter, acredita ! Vive-os , tudo o resto é relativo. Um bom ano de 2015 ! bj

    ResponderEliminar
  7. Os meninos nunca vão esquecer a sua dedicação e paciência. Mas a melhor recompensa que pode ter é vê-los a crescer felizes e seguros de si. Parabéns pelo seu blog. É uma verdadeira inspiração! Gosto muito da forma como escreve e adoro os momentos captados nas suas fotos. Adoro cá vir visitá-la.

    ResponderEliminar