sexta-feira, 31 de outubro de 2014

escola em casa.

  brincar com espuma.

 brincar às compras e reconhecer os números de 1 a 5.

  leve e pesado.

 tiras de cartolina.

 pintar folhas.

 fazer um cão-balão e levá-lo à rua a passear.

 cozinhar.

 pintar com lápis de pastel a óleo.

debulhar feijão.

[os livros de actividades da maria]

temos utilizado muito este. tem muitos exercícios e temas diferentes, com indicações e ideias para quem está a ensinar. comprei na fnac por 6,95.

este ensina muito bem os opostos. depois de a maria fazer todos os exercícios dá para recortar as imagens, plastificar e fazer um baralho de opostos para o miguel. custou 2,93 no continente.

estes foram os primeiros que comprei. custaram 7,11 cada um e na verdade são os que usamos menos, mas dá para destacar as fichas e são simples visualmente.

este livro dos rabiscos é muito giro, até eu gosto de rabiscar. tem muitos desenhos para eles completarem: fazer manchas às girafas, escasmas aos peixes, caras aos meninos. não sei o preço porque foi oferecido pela tia. e é mesmo uma boa prenda.

o professor sapinho comprei na loja do chinês. são grafismos que a ajudam a praticar a destreza manual. estes que compro no chinês estão, como os de colorir, à disposição dela, para fazer sozinha e quando quiser. custou 1,10.

livro de autocolantes que ela adora. há o do mercado, o da escola, da cidade e da casa.  comprei no chinês, custou 1,10.


o livro de actividade do ruca: ela escolheu-o na fnac. achei-o um bocadinho caro - custou 3,30- mas temos feito os exercícios e são muito bons. tem autocolantes, correspondências, pinturas. ela gosta muito deste e tem feito uma página de cada vez, para o fazer durar mais tempo.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

estes dias.


calipos em outubro. pinóquio na cama. o sorriso dela. o sorriso dele. fado. o tejo. eva. eu empurro, eles conversam. um cachecol branco. um jardim zoológico. o vizinho deu-lhes bolas de sabão. acordar às 6 da manhã. eles fizeram uma festa. ele gosta de ver a roupa a rodar. ela corre atrás dele. flores no mercado. pastéis de nata com colher. ela a crescer. o umbigo dele. a preguiça.