quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

menina do papá.

as pessoas dizem que as meninas são mais ligadas ao pai.
talvez estejam certas, mas até agora as coisas têm estado equilibradas por aqui. e mesmo que mudem acho que vou sempre adorar ver estes momentos. e o olhar apaixonado dela quando olha para ele.
 
 

 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

a amamentação em tandem.

que é como quem diz: eles mamam os dois. isto para algumas pessoas é estranho, mas a maior parte tem apenas curiosidade em saber como é. e eu digo: é simples. se ao início foi complicado porque eu voltei a ter mais leite e a maria gostou da ideia e só queria mamar, agora ela já sabe que só pode mamar depois do mano. e ajuda-me bastante: desta vez ainda não tive que usar bomba. o pediatra deles disse que eu tinha de deixar de amamentar a maria porque não ia chegar para os dois: o miguel em 3 meses engordou 3 quilos. está óptimo. o facto de mamarem os dois estimula ainda mais a produção e eu tenho sempre leite. e imaginem a força que uma menina de 20 meses tem a mamar, às vezes tenho de lhe pedir para abrandar. a verdade é que a maria aos poucos tem mamado menos, pede menos vezes. é um processo natural. eu não sou nenhuma defensora extremista da amamentação. acredito que tem de ser uma experiência agradável para ambas as partes. sei que para algumas mulheres é bastante doloroso e nesse caso não vejo porquê insistir e submeter a mãe a tanta pressão física e psicológica. a mim nunca me doeu, tenho muito leite, estou em casa com eles e gosto de amamentar. e se é assim, então porque não?
 

o bolo de laranja.

4 ovos
1 chávena de óleo
3 chávenas de farinha
2 chávenas de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento
2 laranjas médias com casca, lavadas e sem cú

bater tudo na liquidificadora ou com a varinha mágica. 45 minutos a 180 graus.

e aqui têm o melhor bolo de laranja do mundo.


 
para a maria flausina.

sábado, 26 de janeiro de 2013

os 3 meses.

 
ele é calmo e sorridente. dorme enrolado nas minhas camisolas. gosta da voz da maria.
e tem 3 meses.
 
 



 

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

maria: 20 meses e uma chucha.

 





a maria nunca usou chucha. nunca lhe dei com medo que depois não conseguisse mamar bem. também não foi um recém-nascido chorão e nunca teve cólicas. o miguel é o oposto. por isso quando há uma semana atrás ela enfiou a chupeta nova do irmão e passou a usá-la para adormecer perguntei ao pediatra o que devia fazer. ele disse que é normal eles regredirem quando há um irmão mais novo. e disse para a esconder.
eu não escondi. ela parece ser feliz com ela.

 

2012.

 
 a primeira vez que ela disse mamã. o primeiro passo. o primeiro aniversário. a barriga outra vez a crescer. ser tia. o dia em que ele nasceu. quando disseram: é um menino. o miguel. a primeira vez que a maria o viu. a maria a dar beijinhos ao mano. dormir abraçada aos dois.
2012 foi tão bom. foi um ano de pessoas pequeninas e coração cheio. e vocês acompanharam tudo, sempre com o mesmo carinho. obrigada a todos.

que o nosso e o vosso 2013 seja também especial.