quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

a amamentação em tandem.

que é como quem diz: eles mamam os dois. isto para algumas pessoas é estranho, mas a maior parte tem apenas curiosidade em saber como é. e eu digo: é simples. se ao início foi complicado porque eu voltei a ter mais leite e a maria gostou da ideia e só queria mamar, agora ela já sabe que só pode mamar depois do mano. e ajuda-me bastante: desta vez ainda não tive que usar bomba. o pediatra deles disse que eu tinha de deixar de amamentar a maria porque não ia chegar para os dois: o miguel em 3 meses engordou 3 quilos. está óptimo. o facto de mamarem os dois estimula ainda mais a produção e eu tenho sempre leite. e imaginem a força que uma menina de 20 meses tem a mamar, às vezes tenho de lhe pedir para abrandar. a verdade é que a maria aos poucos tem mamado menos, pede menos vezes. é um processo natural. eu não sou nenhuma defensora extremista da amamentação. acredito que tem de ser uma experiência agradável para ambas as partes. sei que para algumas mulheres é bastante doloroso e nesse caso não vejo porquê insistir e submeter a mãe a tanta pressão física e psicológica. a mim nunca me doeu, tenho muito leite, estou em casa com eles e gosto de amamentar. e se é assim, então porque não?
 

2 comentários:

  1. Que delicia de testemunho! Fazes muito bem! :)

    O meu D. tem mais ou menos a idade do teu príncipe.

    ResponderEliminar
  2. Que bom, fico feliz por ti.
    Eu gostava de o poder ter feito... Mas não deu. O meu filho mamou 26 meses, bem bom. Espero bater o record com ela, só lhe faz bem :)
    :) Por ai, é continuar, enquanto os 3 quiserem...

    ResponderEliminar