terça-feira, 4 de setembro de 2012

amamentar grávida.

não há nada mais natural e bonito que a amamentação. a maria ainda mama. mamou em exclusivo até aos 4 meses e continua a mamar 2, 3 vezes por dia. correu sempre muito bem: nunca foi doloroso, tive sempre muito leite, ela nunca teve cólicas. deixar de amamentar nunca esteve nos meus planos porque estive sempre em casa com ela. mesmo quando todos me diziam -e dizem- que o meu leite já não a beneficia em nada, que é só vício, que é melhor fazer o desmame, eu nunca dei ouvidos. é tão natural para mim e para ela que não vejo nenhuma razão para forçá-la a deixar. quando descobri que estava outra vez grávida já estava praticamente no final do primeiro trimestre. pedi a opinião ao meu médico, ao pediatra, a organizações de apoio à amamentação nacionais. todas disseram o mesmo: deixar de amamentar. eu nunca o fiz.  consultei instituições norte-americanas, pedi conselhos a mães que passaram pelo mesmo, li e pesquisei muito. nada indica que a amamentação durante a gravidez- se for uma gravidez sem problemas - seja prejudicial para o feto. para mim, psicologicamente, seria difícil. assim como também foi esperar pela ecografia que confirmou que o bebé tinha o peso e o tamanho ideal para a altura. esta gravidez tem sido menos problemática até do que a da maria. quando o bebé nascer vou ver como correm as coisas.  agora, com 31 semanas, e uma vez que a maria nunca rejeitou o leite -uma hipótese que foi colocada devido às alterações hormonais que mudam o sabor do leite- parece que vou amamentar em tandem, ou seja, os dois. e um dia a maria vai deixar de mamar. disso não tenho dúvidas.
 


 

8 comentários:

  1. se a gravidez está a correr bem e o desenvolvimento do bebé normal, não vejo razão para deixar. és corajosa e isso chama-se amor!

    btw, adorei as fotos!

    ResponderEliminar
  2. O meu filho mamou em exclusivo até aos 6 meses e continuou a mamar até aos 26m. A minha filha tem 5 e ainda mama em exclusivo.
    Sempre correu tudo muito bem pq me informei bem sobre eventuais problemas, como fazer a pega, etc...

    De facto estar grávida e poder amamentar é um privilégio e um momento muito bonito na vida de uma mulher.

    Eu tb o fiz durante poucas semanas, apesar da médica ralhar comigo pq eu tinha uma gravidez de risco... acabei por perder o bebé e continuei a amamentar mas por pouco tempo porque já tinha iniciado o processo de desmame gradual.
    Tenho quase a certeza que não perdi o bebé pq estava a amamentar, mas por qualquer outro motivo.

    Aproveita bem esses momentos :)

    ResponderEliminar
  3. É sempre uma escolha da mãe, e cada um tem a sua opinião.
    Pessoalmente faz-me impressão crianças com mais de 1 ano a mamar...

    Mas são imagens que transmitem muito amor, disso não há dúvidas!
    Estou com 33 semanas e quem sabe, pela boca morre o peixe! Só espero ter o privilégio de poder amamentar... Só isso!

    ResponderEliminar
  4. Admiro a força da tua personalidade. não sou nenhuma expert no assunto mas do que li penso que tens razão. Mais uma vez percebo o que dizes em relação aos outros, eu sinto a mesma pressão. Inicialmente deixava que me afectasse, hoje em dia já não tanto, pelo menos não ao ponto de ceder à pressão. A minha filhota já mama há 2 anos, também não me faz sentido fazer o desmame sem ser de modo natural e tal como tu também tenho a certeza que um dia ela naturalmente vai deixar de mamar e não será isso que me vai impedir de pensar num 2º filho. Parabéns e mantém essa força interior

    ResponderEliminar
  5. Como pensas que a tua filha vai reagir quando tiver que partilhar com o novo bébé o que até aqui era exclusivamente seu? E no inicio os bebés mamam tantas vezes por dia ... Pergunto como mãe pronta a aprender com a experiência dos outros. Eu sou mãe de dois e estive sempre muito preocupada com as questões dos ciumes, mas a tua Maria ainda é pequenina. O meu filho mais velho já tinha quase 4 anos quando a irmã nasceu.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. cereja: sinceramente não sei, alguma coisa me diz que vai reagir bem, mas na altura logo vemos.

    ResponderEliminar
  7. Só tenho uma palavra para dizer: PARABÉNS!!!!

    ResponderEliminar
  8. simplesmente...divinal! :)

    ResponderEliminar